• 12 de Dezembro de 2017
11.05.2017 às 12:57
Município de Maruim participa do “Dia D” contra gripe
A vacinação neste dia acontecerá das 8h às 17h

O município de Maruim, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, participará da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe promovida pelo Ministério da Saúde. O “Dia D” é uma mobilização nacional, que ocorre neste sábado, 13, das 8 às 17h.

Em Maruim, quatro unidades básicas de saúde estarão à disposição da população: a clínica Nossa Senhora da Boa Hora (hospital), unidade do bairro Lachez, posto da regional de saúde e Sesi. A meta do município é vacinar 90% do público-alvo, segundo dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Atenção Básica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

No Brasil, estima-se que 41 milhões de pessoas sejam vacinadas dentro de um público-alvo de 54,2 milhões de pessoas. Em Sergipe, a meta é vacinar cerca de 410 mil pessoas. Estima-se que 3.550 pessoas sejam vacinadas em Maruim. No público-alvo do município, 38,4% são crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade; 35,9% são idosos; 11% são pessoas com comorbidades; 7% são trabalhadores da saúde; 6,1% são gestantes e 1% são puérperas.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Maruim, Ana Paula Dantas, o município possui sete equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que auxiliarão na execução das ações. “As equipes dos PSF’s atuam desde 17 de abril na distribuição de vacinas. A secretaria adotou a vacinação por área, que facilita o controle da distribuição. No dia D, haverá uma intensificação da campanha, inclusive com atualização do cartão de vacinação”, pontuou.

O “Dia D” será no dia 13 de maio, mas a campanha de vacinação contra gripe será encerrada no dia 26 de maio.

Prefeitura entrega veículo ao Conselho Tutelar de Maruim
CENTRAL DE VÍDEOS