Funasa entrega primeiro caminhão compactador de lixo a Maruim

O caminhão tem capacidade para 3 toneladas de lixo

23/01/2015 14:19 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

Funasa entrega primeiro caminhão compactador de lixo a Maruim

O município de Maruim foi contemplado na manhã desta sexta-feira, 23, com o primeiro caminhão compactador de lixo, doado pela Fundação Nacional de Saúde em Sergipe (Funasa-SE). A ação faz parte do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, que visa a modernização do serviço de coleta diária.

Através do convênio Nº 0162/2011, que beneficia municípios com até 50 mil habitantes, Maruim conseguiu o veículo e equipamentos que somam um investimento de R$ 310 mil.

O Superintendente da Funasa em Sergipe, Lourival Júnior Alves de Holanda, destacou que o município deve organizar a coleta a partir de ações seletivas, que visem a sustentabilidade. “Três eixos são importantes neste quesito, a coleta organizada, se possível a seletiva, a reciclagem e a destinação adequada do lixo”, relatou.

Outra medida que pode ser adotada está relacionada a organização dos catadores, que colaboram na triagem do lixo antes da sua destinação final, e da mesma forma conseguem obter uma forma de adquirir recursos financeiros”, completou o superintendente.

O prefeito Jeferson Santana destacou que o caminhão vai proporcionar uma nova forma de coleta do lixo no município. “Estamos em processo de implantação da coleta seletiva, além disso, vamos desenvolver uma campanha de conscientização para alertar a população sobre a necessidade de atenção ao lixo que produzimos”, destacou.

O município de Maruim possui aproximadamente 17 mil habitantes de acordo com o último Censo (2010), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em média, são produzidos 8,5 toneladas de resíduos sólidos por dia. O caminhão adquirido tem capacidade para transportar 3 toneladas por viagem.

Autoridades municipais e representantes da Funasa estiveram presentes na solenidade de entrega do veículo.

Por Assessoria de Comunicação