Defesa Civil monitora áreas de risco em Maruim

O monitoramento foi intensificado nesta semana

29/05/2017 11:07 - atualizado em 22/06/2018 22:29

Defesa Civil monitora áreas de risco em Maruim

Com a intensificação das chuvas no município de Maruim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil elevou o alerta de monitoramento das áreas de risco. A medida visa prevenir a equipe de resgate em caso de enchentes e desabamentos seguindo o Plano de Contingência Municipal (PCM).

Desde a semana passada, a Defesa Civil municipal acompanha os pontos críticos ao longo do rio Ganhamoroba, afluente do rio Sergipe. Mas, nesta semana, o monitoramento será intensificado por conta das fortes chuvas que caíram no final de semana. O coordenador municipal de Defesa Civil, Rubervan de Jesus Santos, destacou algumas medidas preventivas. “Intensificamos o monitoramento das áreas de risco. Além disso, em parceria com outros órgãos municipais, foram realizadas limpeza dos esgotos, para evitar o acúmulo de lixo, que possa atrapalhar o percurso das águas”, comentou.

“É preciso destacar, que a população também deve colaborar no sentido de evitar jogar lixo no rio. Existe uma coleta regular de lixo doméstico, ou seja, não é preciso jogar no leito do rio”, alerta o coordenador.

O coordenador municipal da Defesa Civil ressaltou ainda, que o monitoramento é feito a partir do pluviômetro localizado no bairro Boa Hora. O aparelho foi instalado em parceria com a Defesa Civil Estadual e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo dados coletados através do pluviômetro, até às 5h, desta segunda-feira, houve uma precipitação acumulada equivalente a 0,4 mm. Em uma semana, a precipitação acumulada de chuva chegou a 191,2 mm.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), existe a possibilidade, mesmo que moderada, de chover nesta semana no município de Maruim. A possibilidade de cair um maior volume de chuva será no sábado, 3 de junho, com probabilidade de 70%.

A Coordenadoria Municipal mantém o número (79) 3275-2036 para que o cidadão avise sobre algum deslizamento, desabamento ou inundação. O cidadão também pode acionar a Defesa Civil Estadual através do (79) 3179-3760.