Em Brasília, prefeito Jeferson Santana solicita manutenção da 14ª zona eleitoral em Maruim

O encontro aconteceu na sede do TSE

23/08/2017 10:51 - atualizado em 22/06/2018 22:03

O prefeito Jeferson Santana reuniu-se nesta terça-feira, 22, em Brasília (DF), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes, para solicitar a manutenção da sede da 14ª zona eleitoral no município de Maruim. Esta zona compreende os municípios de Maruim, Santo Amaro das Brotas, General Maynard, Rosário do Catete com 129 seções e 30.996 eleitores.

De acordo com as resoluções do TSE nº 23.422/2014 e nº 23.520/2017, com o rezoneamento, 70 zonas eleitorais serão extintas em 16 capitais e cerca de 200 zonas no interior serão transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições. Dados estatísticos levantados pelo TSE apontam que a média geral de eleitores por zona é cerca de 80 mil.

O prefeito Jeferson Santana destacou a importância da sede da 14ª zona eleitoral no município de Maruim. “Com a sede da zona eleitoral, o município atrai visitantes, que contribuem para o ciclo natural da economia local. Além disso, proporciona mais conforto para os eleitores, que poderão buscar atendimento próximo a sua residência”, destacou.

Outro ponto abordado pelo prefeito está associado à proximidade do município sede com os demais municípios, que integram a zona eleitoral, e a estrutura local. “Além da proximidade com os demais municípios e a rápida integração através da BR-101, o cartório eleitoral de Maruim é um prédio recém-construído e conta com auxílio dos municípios através da cessão de servidores”, concluiu o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Cardoso, esteve presente à reunião, que também contou com as participações do senador Eduardo Amorim; do líder do governo no congresso, o deputado federal André Moura; do presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Marcos Barreto (Marcos da Acauã), e dos prefeitos dos municípios de Cedro de São João, Neudo Alves; de Poço Verde, Iggor Oliveira; de Pacatuba, Alexandre Martins; de Riachuelo, Cândida Leite; e de Itabaianinha, Danilo de Joaldo.