Ações contra o suicídio são realizadas em Maruim

O evento ocorreu nesta quinta-feira, 14

14/09/2017 15:59 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

Ações contra o suicídio são realizadas em Maruim

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou na manhã desta quinta-feira, 14, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, em Maruim/SE, ações de integração e palestras, que compõem a campanha Setembro Amarelo.

Palestras, vídeos motivacionais, dicas sobre alimentação saudável, acupuntura, massagem terapêutica shiatsu, dicas de remédios naturais, entre outras ações que também foram desenvolvidas em parceria com o Movimento Popular de Saúde de Sergipe.

A psicóloga do Nasf, Michelle Batista, falou sobre o ato do suicídio. "Desde muito cedo, o suicida apresenta sinais, que devem ser observados pelas pessoas próximas ao indivíduo. Por isso, é fundamental o conhecimento das ações preventivas. Neste mês de setembro, a campanha Setembro Amarelo procura popularizar as ações preventivas e os sinais, a fim de evitar mortes desta natureza”, destacou.

"Existem muitos mitos sobre o suicídio. Por isso é preciso ter paciência e saber ouvir sem julgar, pois vários fatores de riscos influenciam a pessoa colocada em uma situação vulnerável", concluiu Michele Batista.

O evento contou com a participação de estudantes do ensino médio, profissionais de saúde, integrantes do grupo de diabéticos. A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Francielle Costa; a secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart; o secretário municipal de Indústria e Comércio e o secretário municipal de Administração, Pedro Henrique Coutinho, também prestigiaram a ação.  A primeira-dama do município Girlaine Santana, representou o prefeito Jeferson Santana.

A campanha segue até o final do mês de setembro com ações de conscientização.