Copa Cruz de Bela de Futsal começa na segunda-feira

A competição começará a partir das 19h, no Ginásio do Sesi

27/10/2017 11:03 - atualizado em 30/11/-0001 00:00

Copa Cruz de Bela de Futsal começa na segunda-feira

A quinta edição da Copa Cruz de Bela de Futsal, promovida pela Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, começa na segunda-feira, 30, a partir das 19h, no Ginásio do Sesi. A definição aconteceu na noite da quinta-feira, 26, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto com o sorteio das equipes.
Boa Hora, Projeto, BH, Falcões, ADM, Borussia, Coelho, Meninos da Vila, Juventus, Santa Cruz, Modelo, Porto Real, Botijão, Milan, Ferroviário, A Força do Querer, São José, Mônaco, Shakhtar, 3D, Os Boleiros, Terceiro Tempo, Portuguesa, Confiança, Palmeiras e São Caetano disputarão a primeira fase, no sistema mata-mata com jogos de ida e volta. Na segunda fase, apenas partidas únicas definirão os classificados.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Mário Sérgio de Jesus, enalteceu a importância da copa. “A competição será disputada por vinte e seis equipes e deve atrair uma ótima quantidade de público. A cada edição, o comércio se prepara para a competição, que movimenta todo o munícipio, impulsionando a economia”, destacou o secretário.
A final da competição será disputada no dia 17 de novembro, na véspera da Festa de Cruz de Bela. Os três melhores clubes da competição serão premiados com dinheiro, troféus e medalhas. O primeiro colocado receberá mil reais, o segundo será contemplado com quinhentos reais e o terceiro colocado com duzentos e cinquenta reais.
A Associação Desportiva Maruinense (ADM) é maior vencedora da copa. A ADM conquistou o título da copa três vezes (2013, 2014 e 2016). O Atlético Clube Modelo conquistou o título de 2015.

CRUZ DE BELA

A competição homenageia a festa tradicional de Bela. Bela foi uma menina, que segundo a cultura popular, foi assassinada por volta de 1888. Felisbela tinha nove anos de idade, e foi assassinada na Rua do Açougue (Hoje, Rua José Quintiliano da Fonseca), quando saiu da sua residência para comprar querosene para acender os candeeiros que iluminavam sua casa, que era localizada na Rua Arapiraca, em Maruim. Ao passar em frente ao quartel de polícia, um tiro disparado, acidentalmente, por um soldado que limpava seu fuzil, a acertou e a mesma faleceu no local.
Após a morte da menina Bela, uma cruz foi instalada no Trapiche Ganhamoroba. Após a construção da capela de Bela, fiéis agradeciam os “milagres” com ex-votos [do latim Votum (coisa prometida) ou Votivus (prometido por voto)], que eram as réplicas de pernas, braços, cabeças, casas e diversos objetos que representavam o pedido atendido. A Igreja Católica Apostólica Romana não reconhece a santidade de Bela.
Desde então, a festa, que integra o calendário cultural do município, é celebrada no dia 15 de novembro, com apresentações culturais, celebrações religiosas, parque de diversões e shows de bandas locais e nacionais.