Alunos da rede pública de Maruim utilizarão tablets no processo de aprendizagem

A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (8)

08/08/2018 15:09 - atualizado em 08/08/2018 15:09

Alunos da rede pública de Maruim utilizarão tablets no processo de aprendizagem

Facilitar o acesso às novas metodologias educacionais por meio da tecnologia é o objetivo da ação desenvolvida na manhã desta quarta-feira (8), na Escola Municipal São José, em Maruim/SE, que resultou na distribuição de seis kits tecnológicos. Os equipamentos beneficiarão seis escolas municipais e integram o projeto Aula Digital, que envolve a Fundação Telefônica/Vivo, Fundação bancária La Caixa, Governo de Sergipe e a Prefeitura de Maruim.

Cada kit contém 34 tablets, 1 notebook, 1 concentrador de carga, 1 nobreak, 1 filtro linha, 1 roteador, 1 projetor, 1 tela de projeção, 1 mala portátil, 1 cadeado, 1 pen drive e cabos USB fêmea, que serão utilizados em atividades com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os kits foram distribuídos para as seguintes escolas da rede pública municipal: EMEF Aristides Bittencourt (Pov. Mata de São José); Escola Municipal Maria Fidélis Costa (Pov. Pau Ferro); EMEF Cel. Sabino Ribeiro (Bairro Boa Hora); EMEF Alcebíades Vieira Dantas (Conjunto Albano Franco); EMEF Josias Vieira Dantas (Bairro Lachez) e Escola Municipal São José (Bairro São José).

O projeto Aula Digital oferece formação presencial continuada aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias. Também são disponibilizados um ambiente de aprendizagem virtual e conteúdos pedagógicos digitais. No Brasil, o projeto é desenvolvido em Manaus/AM, Viamão/RS e em 30 municípios sergipanos. Em 2018, o projeto deve atender 202.860 estudantes, 7.350 educadores, 735 escolas e 32 municípios.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, participou da solenidade e destacou a ação, que contribuirá para um melhor aprendizado dos alunos da rede pública municipal. “Constantemente o mundo globalizado requer novas medidas, e no campo educacional não é diferente, por isso, realizamos este convênio que beneficiará alunos da sede e dos povoados para se adequarem a nova realidade tecnológica. Os professores também foram capacitados para trabalharem com as novas tecnologias, que despertarão para uma nova realidade na educação pública”, destacou.

Durante o evento, o prefeito também destacou intenção de implantar a robótica no aprendizado escolar e a premiação para os melhores alunos da rede pública municipal.

Além da presença do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, o evento também contou com a participação do secretário municipal de Educação, José Antônio de Souza; do representante da Fundação Telefônica/Vivo, e diretor do Instituto Paramitas, Milton Rodrigues; dos secretários municipais Pedro Henrique (Administração), Paulo César (Agricultura), Jackson Andrade (Indústria e Comércio), Mário Sérgio (Esportes) e Marcos César (Segurança e Cidadania); equipe diretiva das escolas envolvidas no projeto; coordenador do projeto, em Maruim, professor Antônio Martins; técnicos da Fundação Telefônica Vivo, John Max e Tiago; servidores e alunos da Escola Municipal São José.

Por Keizer Santos
Fotos: Carlos Aristóteles