Artesãs de Maruim recebem duas máquinas para fabricar lacê

A máquina ficará no CRAS de Maruim

03/10/2018 09:53 - atualizado em 03/10/2018 09:53

Artesãs de Maruim recebem duas máquinas para fabricar lacê

Na tarde da última terça-feira (2), artesãs do município de Maruim, receberam duas máquinas para fabricar lacê. A doação ocorreu pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. O lacê é um cordão achatado, sedoso e flexível usado no complemento dos espaços entre as rendas.

As rendeiras, que já foram capacitadas pelo Iphan, manusearão as máquinas, que serão instaladas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Além de Maruim, os municípios de Divina Pastora, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro receberam o maquinário. A renda irlandesa do município de Maruim integra, desde 2014, o ‘Catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe’, desenvolvido pelo IPHAN em parceria com o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Museu Histórico de Sergipe e associações de rendeiras.

A Superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Katarina Aragão; o prefeito de Maruim, Jeferson Santana; a primeira-dama, Girlaine Santana; a secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende e demais membros da gestão municipal prestigiaram a solenidade, que oficializou a entrega das máquinas. Rendeiras da Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (ARIATAM) também estiveram presentes na solenidade.

Em 2019, o município de Maruim cederá um espaço, anexo ao mercado municipal, para comercialização do artesanato local.