ACESSIBILIDADE - LEI nº 13.146/2015


Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo: ALT + [Nº de atalho]

ALT + 1

Ir para o Conteúdo

ALT + 2

Ir para o Menu

ALT + 3

Ir para a Busca

ALT + 4

Ir para o Rodapé

ALT + 5

Acessibilidade

ALT + 6

Mapa do site

ALT + 7

Acesso a Informação

ALT + 8

Cor Original

ALT + 9

Cor com contraste

Botão/Tecla +

Aumentar Fonte

Botão/Tecla -

Diminuir Fonte

Botão/Tecla =

Fonte Original

Leitores de Tela

Nosso Portal foi desenvolvido para ser compatível com softwares leitores de tela. Assim, basta que o usuário tenha instalado em seu computador um destes softwares que será possável ouvir o que está escrito ou desenhado no site.

Agência de Notícias

Encontro destaca atuação dos serviços sociais na prevenção ao suicídio

O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 25

26/09/2019 23:08 - atualizado em 26/09/2019 23:08

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

Encontro destaca atuação dos serviços sociais na prevenção ao suicídio

Com o objetivo de sensibilizar os usuários dos serviços sociais da Prefeitura de Maruim, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho realizou nesta quarta-feira (25), o 1º Encontro “O valor da vida: solidariedade e cidadania. A ação alusiva à campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Maruim/SE.


Cerca de 100 pessoas, que integram o grupo de idosos, usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), gestantes e rendeiras, participaram do evento pioneiro no município de Maruim. Dona Jurandi Santos, integrante do grupo de idosos do CRAS não escondeu a alegria em participar do evento. “Agradeço este momento, que nos faz tão bem e nos ajuda na saúde mental e espiritual. Uma tarde diferente, ao qual aproveitamos muito. Parabéns a todos”, agradeceu.


De acordo com o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, é alta a taxa de suicídio entre idosos acima dos 70 anos de idade. O boletim apontou uma média de 8,9 mortes por 100 mil idosos nos últimos seis anos. Cabe ressaltar, que a média nacional é 5,5 por 100 mil. A assistente social, Raquel Batalha, destacou o empenho da Secretária Girlaine Santana em ampliar os serviços sociais, que contribuem na execução das ações de prevenção ao suicídio. “Como desempenhamos nossas atividades com o maior número de idosos, temos uma atenção redobrada na condução das palavras, na atenção a cada membro e na tentativa de resolução de algum problema identificado”, relatou a assistente social.

O encontro contou ainda com atividades dinâmicas, reflexões, relatos de experiências e palestra com a psicóloga Larissa Maynart.

A campanha Setembro Amarelo é uma ação de conscientização que foca na prevenção do suicídio. No Brasil, a ação foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas situações, garantindo mais visibilidade à causa. 

Onde buscar ajuda?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)


Por Keizer Santos


Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

OUTRAS NOTÍCIAS