A História da Umbanda é tema de exposição em Maruim

A ação é alusiva ao Dia Nacional da Umbanda

11/11/2019 10:45 - atualizado em 11/11/2019 10:45

A História da Umbanda é tema de exposição em Maruim
Começou nesta segunda-feira (11), a exposição denominada ‘A História da Umbanda: uma religião genuinamente brasileira’, no Gabinete de Leitura do município de Maruim. Organizada pelo Centro Caboclo Tupy, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Umbanda, que é comemorado no dia 15 de novembro a partir da Lei nº 12.644/2012.

A exposição relata através de painéis com fotografias e textos, a história do surgimento, crescimento e desafios da Umbanda no Brasil. A mostra já visitou 10 cidades sergipanas em 15 espaços diferentes desde 15 de novembro de 2018, quando na oportunidade homenageou os 110 anos da manifestação religiosa no país durante o Festival de Arte de São Cristóvão (FASC). O lançamento do livro ‘Uma luz em minha vida: Umbanda’, do mestre em Educação e dirigente do Centro Caboclo Tupy, Fábio Maurício Fonseca Santos; da servidora pública Thais Lima e da jornalista Cândida Oliveira e o cordel ‘A História da Umbanda’, da presidente da Academia Sergipana de Cordel, da pedagoga e servidora efetiva da Prefeitura de Maruim, Izabel Nascimento, também integraram a programação naquela oportunidade.

O dirigente do Centro Caboclo Tupy, Fábio Maurício, destaca a receptividade encontrada durante a exposição nos municípios sergipanos e faz alusão ao dia da manifestação religiosa. “Dia 15 de novembro completamos 111 anos, só temos motivo para comemorar, pois a receptividade com a exposição tem sido excelente em todos os lugares que já passamos”, explica o dirigente.

Muitas pessoas nem sabem que a Umbanda surgiu no Brasil, no Rio de Janeiro, por meio de Zélio Fernandino de Morais e é uma religião que faz a prática da caridade, fé e amor”, completou Fábio Maurício.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, destacou a importância da exposição em Maruim. “Manifestações deste porte são importantíssimas para derrubar preconceitos em relação às expressões culturais e religiosas, sobretudo daquelas que foram vítimas de parte da sociedade por serem de matriz africana”, destacou.

A exposição é aberta ao público em geral e ficará no Gabinete de Leitura de Maruim até o dia 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O atendimento às escolas pode ser agendado com a direção da Biblioteca Pública Josias Vieira Dantas, instalada no Gabinete de Leitura. Mais informações em http://bit.ly/GabineteDeMaruim