Na Bahia, Banda Fênix de Maruim conquista Copa Nordeste/Norte de Bandas e Fanfarras

A banda faz parte do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes

26/11/2019 16:49 - atualizado em 26/11/2019 17:03

A Banda Fênix de Percussão, do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes situado no município de Maruim/SE, conquistou o primeiro lugar na categoria Percussão Juvenil na XII Copa Nordeste/Norte de Bandas e Fanfarras da Associação Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF). O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no Colégio Estadual Santo Antônio, no município de Feira de Santana/BA.

Além da conquista da banda na categoria de percussão juvenil, o bicampeonato consecutivo na Copa Nordeste/Norte de Bandas e Fanfarras da ANNEBAF também foi consolidado com o primeiro lugar na categoria pelotão cívico e corpo coreográfico. O balizador ficou em segundo lugar e o regente na terceira colocação.

De acordo com o maestro Tiago Correia de Andrade, a banda foi destaque graças ao empenho de todos. “A banda formou um grupo coeso, que leva com seriedade o nome do município de Maruim para diversas localidades. Construímos nossos sonhos dentro desta banda e o resultado está no destaque em diversos aspectos técnicos musicais”, ressaltou o maestro.

A copa contou com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Estado da Educação, e teve como objetivo reconhecer os trabalhos das bandas e fanfarras, além de oportunizar aos jovens a troca de conhecimento e informações na área da música. O evento é um meio de integração sociocultural, além de estimular a criação de bandas e fanfarras, e de incentivar o aprimoramento de métodos e de técnicas.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, não escondeu a alegria de ver representantes do município sendo destaques em outros estados. “Quando a comissão de representantes da Banda Fênix pediu apoio, atendemos de imediato, pois sabemos da importância da copa e da atividade, que geram grande aprendizado aos nossos jovens. Parabéns, Banda Fênix de Percussão”, destacou. A Prefeitura de Maruim apoiou a banda, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Banda Fênix de Percussão foi fundada em 10 de junho de 2016 e atualmente conta com cerca de 50 integrantes. Sob o comando do maestro Tiago Correia, a banda é composta por pelotão cívico, corpo coreográfico, corpo musical, balizador e apoio. A banda possui coreógrafo, professor melódico e professor de percussão. A banda possui outros títulos, dos quais se destacam, o 1º lugar no campeonato estadual, em 2017; 1º lugar na Copa Nordeste/Norte, em Altinho/PE, em 2018.