Plantão médico 24 horas segue funcionando em Maruim

O Plantão Médico 24 horas funciona no Hospital Nossa Senhora da Boa Hora

18/11/2020 20:55 - atualizado em 18/11/2020 20:56

Plantão médico 24 horas segue funcionando em Maruim

O secretário de Saúde e Saneamento do Município de Maruim, Evandson Bonifácio dos Santos, garantiu nesta quarta-feira (18), a manutenção do Plantão 24 horas, conforme determinou o prefeito Jeferson Santana. A medida visa garantir atendimento médico mesmo com a dificuldade de contratar profissionais por conta da demanda causada pelo impacto do novo coronavírus (COVID-19).

"O plantão médico 24 horas no hospital Nossa Senhora da Boa Hora foi reativado em maio de 2018 e segue funcionando até 31 de dezembro de 2020", garantiu o secretário. A gestão será encerrada neste período e a partir de 1º de janeiro de 2021 as ações ficarão sob responsabilidade do novo gestor eleito no dia 15 de novembro.

De acordo com o prefeito Jeferson Santana, a saúde deve ser prioridade em qualquer gestão. “Com muito esforço conseguimos organizar a situação financeira do município, reativar o plantão médico 24 horas na urgência do hospital de Maruim, abastecer a farmácia básica, adquirir ambulâncias, construir UBS e criar mecanismos de combate ao coronavírus”, destacou.

O Conselho Federal de Medicina classifica, através da Resolução 1.451/95, define urgência como ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. O hospital de Maruim possui sala de estabilização e reanimação, além de materiais relacionados aos procedimentos de urgência. O município de Maruim também possui sete equipes de Programa Saúde da Família, além de profissionais de diversas especialidades como clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra, psiquiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga, entre outros.

Por Jornalista Keizer Santos