Campanha contra a violência sexual contra crianças e adolescentes em Maruim

A ação é alusiva à Campanha 18 de maio


Campanha contra a violência sexual contra crianças e adolescentes em Maruim

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), realizou nesta semana, ações em alusão ao ‘Dia 18 de Maio’, que é o dia nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

No dia 14 de maio, na Câmara de Vereadores de Maruim, a coordenadora do CREAS, Cristiane Teles, explanou sobre ao dia 18 de maio, e convidou os vereadores para participarem das ações que seriam desenvolvidas ao longo da semana.

No dia 17 de maio, diversos segmentos da sociedade discutiram, no clube municipal João Gonçalves dos Santos, sobre políticas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com apresentações dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); palestras com a promotora de Justiça de Maruim, Joelma Macêdo; com a psicóloga da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Camila Souza; com a conselheira tutelar Maria do Carmo e a participação especial da vice-governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, que também representou o governador Belivaldo Chagas. Ao final, conhecemos a vencedora do concurso de poesia, que reuniu alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares. A aluna do 9º ano do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, Jéssica Pereira, foi a vencedora e ganhou uma bicicleta.

Outras autoridades também prestigiaram o evento, das quais destacamos o prefeito de Maruim, Jeferson Santana; a secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Girlaine Santana; a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Angélica de Jesus; os vereadores Júnior Santana, Moisés Azevedo e Arlinda Vieira; os secretários municipais Diego Cardoso, José Wilson, Gilton Rezende, Marília Matos, Marcos Rabelo e Arlinda Santana. Também estiveram presentes os assessores da vice-governadora, Sílvio Santos e Eloísa Galdino. A referência técnica da Mulher da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Linei Pereira também e o ex-prefeito de Maruim, Murilo Mota, também estiveram presentes.

No dia oficial da campanha, 18 de maio, com apoio do Conselho Tutelar, o CREAS realizou uma blitz educativa para apresentar a campanha na feira livre, onde se concentra um volume maior de pessoas.

A campanha

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O dia 18 de Maio foi proposto em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Assim, de autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Lei Nº 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


https://maruim.se.gov.br/